10.13.2008

Vitória 0-0 Braga

Um derby é um jogo que ninguém quer perder. Não perder foi, por isso, um mal menor para o Vitória. A equipa de Cajuda teve sempre a iniciativa de jogo, mas não teve ideias para contrariar a fala de frescura física. Daí que Eduardo, o guarda-redes do Braga, tenha apenas participado no jogo para recolher cruzamentos.

Por outro lado, as melhores ocasiões do jogo foram do Braga. Especialmente de Renteria, o avançado colocado pelo Porto, que teve quatro oportunidades claras e não fez melhor do que atirar ao lado ou ser desarmado por um insuperável Nilson.

O Vitória durou apenas 30 minutos. Enquanto houve pulmão e pernas, os de Guimarães jogaram melhor e tiveram um par de boas oportunidades. Depois, foi um deserto de ideias e de forças. E o Braga a ameaçar no contra-ataque.

Este foi também um jogo de choque, especialmente a meio-campo, facto potenciado pelos esquemas tácticos dos dois conjuntos, que apostaram num maior povoamento do sector intermediário. Esta situação e o facto de este ser um derby, por isso mais exposto a paixões, dentro e fora de campo, era um jogo difícil.

Mas Pedro Proença acabou por fazer uma muito boa arbitragem. A prova é que foi o segundo melhor árbitro da jornada, na classificação média atribuída pelos órgãos de comunicação social nacionais. Proença foi apenas superado por Jorge Sousa, que dirigiu o acessível Naval-Belenenses, e teve praticamente nota máxima.

Os grandes erros da arbitragem acabaram por ser dos fiscais de linha, nomeadamente o árbitro que actuou junto ao banco de suplentes do Vitória. Durante todo o jogo errou vários lances de fora-de-jogo e de lançamentos de linha lateral. Sendo lances menores do encontro, acabaram por irritar os jogadores.

A isto há que juntar um ou outro erro de avaliação de Proença no critério disciplinar, ainda assim nada que chegue para dar nota negativa à sua prestação. Os homens de Braga queixaram-se de uma penalidade, na primeira parte, por falta de Danilo sobre o atacante. Num lance de canto, os jogadores estão “entrelaçados” e o homem de vermelho acaba por se deixar cair. Era Renteria. Quem mais?

Veredicto Contabilidade Organizada: +0

1 comentário:

Unknown disse...

Sábado nas piscinas mucipais vem apoiar o teu Vitória contra o Sporting em polo aquático! O jogo tem hora marcada para as 19h30min. Aparece e dá o teu apoio!